Sobre Nós

COLÉGIO VIRGO POTENS

Somos um Colégio Confessional Católico, presente em Guarulhos há mais de sete décadas. Educamos para a formação de valores enquanto primamos pela excelência acadêmica. Acreditamos em uma Educação Libertadora, baseada em princípios cristãos, aberta ao diálogo com o diferente e que trabalhe sempre pela promoção da pessoa humana de forma integral.

Pertencemos à REDE VICENTINA DE EDUCAÇÃO, que vê o ato de educar como consequência de uma ação coletiva de caráter social e político. Para tanto, percebe a instituição educacional como espaço socializador, estimulador de mentes e promotor da produção, criação e recriação de novos conhecimentos, agregando-se novas possibilidades culturais ao educando, direcionando suas experiências para a consciência social.

O Colégio Vicentino Virgo Potens teve sua origem em 1945, com o nome de Lar Santo Antônio, destinado a acolher crianças abandonadas. Em 1950 passou a funcionar no regime de Escolas Isoladas, atendendo a crianças do sexo feminino e, a partir de 1955, a alunos de ambos os sexos.

Com o decorrer dos anos, a realidade foi mudando, outras necessidades surgindo, e a Instituição foi se transformando para atender às novas demandas do povo guarulhense.

Em 1956 foi então criado o Ginásio Virgo Potens que, rapidamente, se expandiu. Em 1976, com a fundação do 2º Grau, passou a denominar-se Escola de 1º e 2º Grau Virgo Potens e, posteriormente, Colégio Virgo Potens. Hoje com a denominação COLÉGIO VICENTINO VIRGO POTENS.

Nascido sob o olhar da Mãe de Deus, protegido com carinho maternal pela Virgem Poderosa (Virgo Potens), o CVP, fiel à sua história de constante atualização decorrente da observação atenta da realidade, continua se adequando às exigências dos novos tempos, mas sempre fiel ao ideal humano-cristão vicentino de suas origens.

Hoje, o Colégio Virgo Potens tem uma Direção leiga e Direção Geral das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Atentas aos sinais dos tempos, as Irmãs formam lideranças imbuídas do Carisma Vicentino e trabalham com leigos, conforme tão bem as ensinaram os Santos Fundadores: São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac.

EDUCAÇÃO VICENTINA

O CVP pertence à Rede Vicentina de Educação, dirigida pelas Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, fundada no século XVII, na França, por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac para o socorro dos Pobres. No início, existiam as Damas da Caridade e a nobreza de Paris que sustentavam tal serviço. Hoje, as Irmãs ocupam-se tanto do serviço a Jesus Cristo nos Pobres quanto da subsistência desses serviços. O Virgo é um Colégio que tem a missão, dentro da Província, de contribuir para as obras de caridade das Filhas da Caridade, além do comprometimento com a formação qualificada e humanizada dos seus educandos. Portanto, quem matricula seus filhos em um dos Colégios da Rede Vicentina de Educação está, automaticamente, contribuindo para diversas Obras Sociais: creches, asilos, trabalho com pessoas em situação de rua, trabalhos com pessoa com deficiências físicas e mentais etc.

As Filhas da Caridade chegaram ao Brasil em 1849, movidas por um grande ideal missionário, e abriram o Colégio da Providência, em Mariana/MG. Chegava, com elas, a Educação Vicentina ao Brasil.

A Educação Vicentina está presente em diversos países e se inspira nos valores evangélicos propostos por Jesus Cristo, como o fizeram São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac. Aqui no Estado de São Paulo temos mais 3 Colégios: Colégio Vicentino Virgem Poderosa, no Moinho Velho; Colégio Vicentino Santa Luísa de Marillac, em Taubaté; e Colégio Vicentino Padre Chico, no Ipiranga, este último destina-se a crianças e adolescentes com deficiência visual ou baixa visão, e é totalmente gratuito. Contamos, ainda, com 3 Creches e 1 Projeto Social.

Faça uma visita

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato com você